sábado, 26 de dezembro de 2009

Bodas de Prata com a Vida

Ladeira Frei Orlando Número 37/201, imediações da Rua Paula Matos - Santa Teresa.

Foi lá que tudo começou, pelo menos pra mim... Uma relação harmônica, por vezes conturbada. Por nascer em casa e de parto natural, a controvérsia já começa no momento inicial: 16/06/1984 ou17/06/1984? 23:59 ou 12:01? 4 pessoas presentes mas apenas 2 testemunhas: um pai teimoso e uma médica especialista. As outras pessoas não contam: uma mãe parindo e uma irmã dormindo. O quinto elemento emergindo, o protagonista e foco das atenções daquele evento. Filho de cartunista bohêmio com arquiteta hippie, qual poderia ser o resultado? Algo convencional que não seria.
Quem registra é o progenitor, optou pela sua cisma. Em contrapartida, confio na opinião de uma profissional da saúde. Para evitar incidentes diplomáticos e ser beneficiado pela dúvida, sempre gostei de comemorar nos 2 dias. Surge então outro questionamento: Se quem nasceu no dia 29 de Fevereiro só faz aniversário de 4 em 4 anos, estaria eu fazendo 49 e 50 anos na sequência? Talvez faça sentido, já que os cabelos brancos insistem em aparecer.


Procurei por eventos marcantes de datas tão marcantes, mas achei pouca coisa significativa:

No dia 16, surge o Cirque de Soleil e a Nova Igreja Adventista do Sétimo Dia é inaugurada. No dia 17, Lionel Jospin (quem diabos foi esse cara?) é eleito membro do Parlamento Europeu e Nelson Piquetvence o Grande Prêmio de Montreal. O Piquet venceu em minha homenagem, "mó barato".
Nisso veio outra conclusão: Não satisfeito em nascer exatamente na hora da virada, foi justo de um sábado para domingo. Realmente a minha existência deve ter algum significado forte para/com a sociedade e ainda vamos descobrir qual.
Fugindo um pouco do ano de 1984, vale uma menção: O Maracanã foi fundado no dia 16 de Junho de 1950. Ou seja, eu e o Maraca fazemos aniversário juntos, é muita onda!

Tenho refletido muito sobre essas datas e algumas coisas devem ser consideradas:
1) Finalmente passei da indigesta marca dos 24!
2) Estou ficando velho


Fora isso, várias coisas tem passado na minha cabeça como aquela música do Titãs. Devia ter amado mais e visto o sol se pôr mais vezes. Errado mais não, foi na medida certa. Devia ter reclamado menos, especulado menos e até pensado menos. Devia ter feito mais sexo, praticado mais esporte (o que também se encaixa na reflexão anterior), flertado mais... Tudo bem, infelizmente já estou chegando naquela fase onde um homem se convence de que não vai pegar todas as mulheres do mundo.

Mas agora sério, sérinho mesmo. Talvez eu tenha me exposto demais e esteja afetado pela imponência do número 25, mas nada tem sido tão forte nessa ficha caindo do que o sentimento de querer ser alguém melhor. Gostar do passarinho cantando de manhã e comprar o pão fresco na padaria. Sem mais.

(16/06/2009)

Um comentário: