sábado, 26 de dezembro de 2009

Eu Quero Ver Gol - Parte 2

Leblon-Engenho de Dentro é um pulo, será? Quem me dera. Mas nada que 2 ônibus e a Praça da Bandeira não possam resolver . Lembrar: pedir isqueiro emprestado pode render contato. No caminho, o ônibus inteiro acaba sendo obrigado a acompanhar o jogo e vejam só: 2 a 0. Tremenda correria e só consigo adentrar o estádio com 40 minutos da primeira etapa. Após fazer zona sul-zona norte em tempo recorde, assisto ao empate do time adversário. 2 a 2. Se terminasse com esse resultado, além de estragar o dia de alguns, tal placar causaria em mim frustração e sentimento de culpa. Felizmente era um dia de sorte... Aos trancos e barrancos, 3 a 2. Quero ver gol mas só se for do meu time.

A saga continua sentido centro, agora de trem. Quase todo lugar serve para andar de skate. Da Central a integração é rumo a Santa Teresa,206 e festa julina. Mas antes, numa ação rápida para garantir uma cerveja, eis que o narrador se direciona ao aglomerado de camelôs na frente do ponto final e intima:
-Não tem ninguém vendendo cerveja?
(O camelô das correntes e relógios se sente na obrigação de representar seus iguais)
-Qual cerveja você quer?
-Qual você tem? Tá gelada?
Eis que surge uma última itaipava gelada de uma sacola com gelo, consumo pessoal do trabalhador sacrificado no intuito de manter a honra do comércio informal daquele aglomerado. Sem trocado, sou direcionado para a barraquinha de balas e chocolates:
-Paulo Roberto! Tira 2 aí por favor...

E assim sigo o meu caminho. Tempo ruim e a consistência de açúcar envolvem eventos de rua como festas juninas ou julinas, ocasionando no cancelamento dos mesmos. Fazer o que? Lapa. Sempre tem espaço para ela no final da noite. Milagrosamente o maldito 497 surge sem demoras. Grata surpresa, motorista e trocador fanfarrões perguntando "como tava a Lapa de mulher".

O Rio merece ser revirado e desbravado. Não importa como ou por onde, a gente sempre chega lá. A posição geográfica no mapa é apenas um detalhe para quem tem disposição. O importante é a vontade de ver gol.

(27/07/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário