sábado, 26 de dezembro de 2009

Cada Um Na Sua Quaresma

Aproveitando o teor religioso do último insight, segue mais um post nessa linha

Confesso que entendo muito pouco de religiões. Da católica então, não faço a menor questão de assimilar a sua doutrina. Porém existe uma tradição que me desperta enorme curisoidade: a famosa Quaresma. Tida como um período de reflexão, começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a Páscoa. Embora seja leigo no assunto, aparentemente tal fase sugere devoção limpeza e preparação para a semana santa.

Sob um olhar atento, deixando de lado o real significado religioso da Quaresma, pensemos na ironia. Ela tem início justamente quando se encerra o período de maior perdição por parte dos adeptos de uma vida desregrada. Afinal, o que nao é o Carnaval além de putaria, bebedeira e perdeção de linha?


Pois bem. Como desculpa para amenizar a vida mundana, a tradição cai muito bem. Pelo menos para esse humilde locutor. Atendendo aos pedidos insistentes do amigo fígado e tentando resgatar um pouco de bom senso (se é que ele ainda existe), acompanharei a Quaresma.
Já que trata-se de um período de reflexão, me apropriei dele para analisar o quão ridículo é a importância do alcool na sociedade e nossa consequente dependência. O consumo de bebidas alcoolicas é praticamente imposto pelos estímulos que vão desde o senso comum até o poder das propagandas.

Tudo bem, concordo com os ditados populares contemporâneos "nunca fiz amigos bebendo leite" e "Quem não bebe, não tem história". E também, nunca cometerei o equívoco de desconsiderar a velha máxima "Eu bebo sim, e estou vivendo... Tem gente que não bebe e está morrendo". Contudo, sem nenhuma intenção de ser moralista (até porque gosto muito de enfiar o pé na jaca), ponho a mão na consciência e adentro temporariamente no contra-fluxo da sociedade alcoolica. Posso contar nos dedos as pessoas de meu conhecimento que não bebem. Agora os que não bebem e frequentam a night fazem parte de uma raríssima 'espécie em extinção'. Não posso deixar de mencionar meu grande camarada Casca, vulgo Dylson, que tenho como um verdadeiro exemplo nessa luta.

Aquela Brahma gelada no calor da 'maravilhosa' é incomparável mas pode esperar. A hora é agora. Talvez esse post tenha sido meio inútil. Talvez a minha 'Quaresma pessoal' seja ridícula. Mas nerdiando pelo orkut me deparei com uma pérola e tanto:



"Jejum de Orkut (Explicação abaixo)


Pessoal,


Alguns de vcs vão achar estranho, outros dirão q estou maluca e certamente haverá quem vai me entender.


Estamos no período da Quaresma e como muitos de vcs sabem, sou católica. Nesse tempo vivemos a preparação para a Páscoa. Por isso decidi fazer um jejum de Orkut! Portanto não vou acessar minha página até que chegue a Páscoa. Não verei recados, fotos, nem aniversários.


Sei que não se deve “divulgar” um jejum. Só estou avisando, pq além de ser um espaço de grandes futilidades, alguns utilizam-se do Orkut para coisas importantes. Sendo assim, qdo o assunto for sério, não enviem scrap/recado!!! Se for realmente importante, podem mandar email. Continuarei acessando normalmente todas as contas, mesmo assim não abrirei as mensagens que forem do Orkut (Nenhuma delas!!!).


Desejo a todos uma Santa Quaresma!!!


Deus abençoe!!"


É galera... Quem sabe não vira moda?

CADA UM NA SUA QUARESMA.

(08/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário