sábado, 26 de dezembro de 2009

Estereótipos, Exibicionismo e Pseudo-Celebridades (Parte 1)

Caros leitores de hipertexto... Aproveitando o sono dos últimos dias (que dificulta pensar em algo para postar), segue alguns trechos de um trabalho sobre "mídia e intimidade" - abrindo brecha para uma sessão insight acadêmico.

O presente artigo pretende fazer uma reflexão e exemplificar algumas consequências do contexto atual no qual as formas de expressão do eu estão inseridas. Sob um olhar atento, podemos notar como é grandiosa a influência da grande mídia no surgimento e fortalecimento de estereótipos. No mundo globalizado e fragmentado da contemporaneidade, qualquer coisa que gere o mínimo de identificação tem um peso significativo na construção de subjetivdades. Antes da conjuntura atual que envolve o avanço tecnológico e a instantaniedade, os personagens de romances já influenciavam os leitores ao fornecer um imenso leque de possíveis identificações. A leitura representava muito mais do que apenas uma fuga da realidade cotidiana, passava a fazer parte da vida dos indivíduos justamente por aumentar as "sugestões" de construções do próprio eu. O que dizer então dos dias de hoje? Onde recebemos estímulos de todos os lados, o tempo inteiro e principalmente através da mídia?



A grande mídia não veicula sugestões de consumo apenas no âmbito da publicidade. Os produtos midiáticos contemporâneos - assim como os romances do séc.XIX, mas numa proporção incomparável- estão constantemente nos oferecendo essas possibilidades de identificações. Ao considerarmos os filtros mediadores referentes a inserção em grupos sociais, podemos relacionar diretamente a influência dos meios de comunicação e a necessidade de status e visibilidade dos indivíduos em tais grupos. Mais que isso, o poder de persuasão que envolve personagens ou personalidades em novelas ou videoclipes vai desde as tendências de vestimenta até a influência em traços de personalidade.

Um bom exemplo em relação a vestimenta é a antiga novela "América", que conseguiu resgatar e expandir a moda country . E o que dizer dos clipes de astros do rap? Cordões, roupas largas e até bonés que chegam a ser utilizados por fãs nas mesmas posiçôes . Em relação aos traços de personalidade e ao linguajar, as novelas e os clipes de rap também servem de exemplos. Existe uma espécie de tradição entre os "noveleiros" de eleger os bordões de seus personagens preferidos para uso cotidiano (como o agora já desatualizado 'justamente' do Seu Juvenal).
Nos clipes e nas letras dos rappers, girias também ganham força e passam a fazer parte do vocabulário de seus fãs. No que se refere a traços de personalidade, é normal enxergarmos uma tendência de aceitação pelo senso comum de traços característicos de personagens de sucesso - como um caso de traição que possa ser considerado justificável pelo público - ou então uma influência dos cantores de rap quando fazem questão de vangloriar a ostentação e o tratamento da mulher como objeto.
Além disso, tem também o exemplo dos realitys shows que contém estímulos em todos esses sentidos (roupas, aparências, traços e linguajar) e potencializam o surgimento de pseudo-celebridades. Estes são apenas alguns exemplos de como a grande mídia age na fabricação e no fortalecimento de estereótipos, que fazem parte de tantas possibilidades de auto-construção do eu na contemporaneidade.

(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário