sábado, 26 de dezembro de 2009

Twitter Revolution


Algumas pessoas ainda se orgulham por não saber o que é twitter ou por representarem a resistência e ainda não terem efetuado o cadastro. Porém, não há dúvidas de que é a rede social na moda. Achei um trecho aqui de um trabalho que fiz para a academia sobre twitter. Uma linha parecida com o que o Vlad disse em post anterior sobre famosos e o site. Aprofundando nas relações entre empresas e celebridades, torna-se possível pensar no desenvolvimento de idéias sobre reapropriações das mídias sociais.

"É interessante notar que o twitter foi criado com a simples idéia de ser um microblog no qual você responderia "what are you doing?" em no máximo 140 caracteres. Ou seja, a sua proposta inicial era ser mais uma ferramenta de auto-exposição, na qual as pessoas colocariam seus pensamentos e afins.

Entretanto, tal mídia rapidamente foi vista por famosos e empresas. O que uma coisa tem a ver com a outra? As celebridades trouxeram visibilidade e popularidade para a rede social em questão e com isso, as empresas enxergaram o excelente potencial para práticas de marketing. Além das empresas, a adesão de famosos atrai uma quantidade significativa de novos usuários e consequentemente gera cada vez mais diversas utilidades para o twitter. Uma observação interessante é que os famosos quase sempre utilizam a mídia da maneira que ela foi proposta inicialmente. Dessa forma, influenciam diretamente no crescimento e o consequente surgimento de novas formas de lidar com a ferramenta.

Esse processo, constituído no desenvolvimento de usos que se diferem da proposta inicial, pode acontecer com quase qualquer mecanismo ou ferramenta de internet. Mais interessante ainda, é notar que essas reapropriações quase sempre estão ligadas diretamente a sucessos estrondosos."

(03/08/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário