sábado, 26 de dezembro de 2009

ITAIPU, WE HAVE A PROBLEM!

Aparentemente era só mais um fim de terça qualquer, desses do meio de semana que a gente já não aguenta mais os jogos da segundona e muito menos as mesmas piadas do Casseta & Planeta. Quando tudo se apagou de repente, ninguém teve noção da gravidade do blackout. Todavia, seja através de rádios, computadores que ainda tinham bateria e/ou via celulares com internet (puta que pariu, sem soberba, como eu fiquei feliz de ter um), aos poucos foi possível entender a real dimensão da cagada.

Parecia um filme-catástrofe, talvez um episódio de além da imaginação... Alguns gritaram o nome de seus times, outros preferiram anunciar a volta de Jesus para buscar o seu rebanho. O clima era estilo Independece Day ou algum pipoca do gênero, naquelas cenas em que se faz o balanço de quem resiste ou não aos ataques: "Perdemos a Europa", "Na Austrália temos resistência!".

As informações eram imprecisas e as pessoas ficaram empolvorosas:"Falta luz em RJ, SP e MG", "Acabou a luz também no nordeste","voltou em Santa Cruz do Rio Pardo!", "O apagão chegou no Paraguai"e por aí vai. Sem contar o boato que repentinamente foi ganhando força: "o reestabelecimento pode levar até 48 horas". Aí já viu, a turma do oba-oba já falava em feriado... Entretanto, para a tristeza de alguns e alegria de muitos, por volta de 1 da matina a luz voltou.Imagina se tivesse sido na sexta-feira 13!


Só sei que desse king kong o governo não conseguiu escapar. Teveblackout na era tucana e também na era Lula. Por uma infeliz coincidência, há 2 semanas atrás, Dilma afirmou (cheia de si) que o Brasil não voltaria a sofrer com apagões. Onde eu quero chegar: não acho que a culpa seja deles, mas existe uma falta de cuidado com o que é dito. O resultado é esse. Ao fazer declarações convictas sobre questões que fogem do controle pleno, temos um precedente/ingrediente para ataques. Ou seja, botam banca para não serem engolidos pelos meios de comunicação e acabam engolidos por eles de qualquer forma. Segue matéria do g1, filhote das organizações globo, fazendo chacota da candidata a sucessão presidencial:


Arte: Vitor Neves

Interessante ressaltar que mais uma vez o twitter foi um dos grandes destaques na circulação imediata de notícias. Aos poucos foi surgindo a informação mais precisa: Itaipu, we have a problem! Pela primeira vez na história, a maior fonte de abastecimento do país nega fogo. Ou melhor, nega luz. Veio então a confirmação: uma queda em 3 linhas de transmissão localizadas entre Paraná e São Paulo. A justificativa oficial (leia-se desculpa caô caô) é bem simples: "condições meteorológicas adversas".

Será que eu apertei algum botão errado? O mistério paira e fica a dúvida no ar... Qual terá sido o real motivo do apagão???Alienígenas fazendo testes? Um marketing viral revolucionário para divulgar a estreia do filme 2012? José Serra cortando a energia numa maquiavélica intriga da oposição? Ou a culpa é da Madonna? Façam suas apostas!

(11/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário