sábado, 26 de dezembro de 2009

Confrontos Épicos do Cotidiano ao Senado

Confrontos inevitáveis se tornam inesquecíveis. Torna-se conveniente chamá-los de épicos. Me refiro a idéia de combate em todos os âmbitos possíveis: pessoal, público, político, esportivo ou tudo ao mesmo tempo agora. Do cotidiano corriqueiro ao dia-a-dia do Senado, passando pelo boxe mundial, pretendo traçar um breve panorama dos confrontos que norteiam a cabeça desse que vos fala.

Primeiramente, os que estão ao meu redor diretamente e contam com a minha participação: A infelicidade de ter estatística como matéria obrigatória pode render um duelo extenso e dramático entrehomem x números. Até que um dia, o sujeito se enche de determinação e conta um pouco com a sorte. É possível para alguém que tem uma vida mundana tire 10 em estatística, pode acreditar. Outro bom exemplo consiste na luta homem x máquina. Pernoitado em pleno final de semana, com a missâo de efetuar uma programação de softwares. Sem entender nada do assunto. Combate dos bons... A superação se mostra presente mais uma vez. Vencer números e máquinas consiste em algo deveras honroso nos dias de hoje. Além disso, não esquecerei das lutas que envolvem adversários de carne e osso, o combate homem x homem. No local onde você é local, vem uma manada de meliantes das categorias de base. Um golpe aplicado lindamente tira 2 ao mesmo tempo e um olé - que lembrou o "baila comigo" do Mendonça pra cima do Júnior - resolvem o problema.

Por conseguinte, durante uma insônia corriqueira me deparo com o filme sobre Muhammad Ali. O lutador não enfrentou batalhas apenas dentro do ringue. O Governo Americano, incomodado com a sua popularidade, perseguiu seu talento e sua liberdade. Diante de tal situação, Ali não aceitou a rendição. Como resultado, teve que cumprir uma punição injusta de anos sem poder lutar... Quando finalmente pode reinvindicar o cinturão novamente, o oportunista Don King e as circunstâncias proporcionaram o inusitado: George Foreman x Muhammad Ali, no Zaire. Naquela noite, o episódio conhecido como "The Rumble in the Jungle" transformou o Zaire no centro do mundo. Muitos amantes e especialistas do boxe consideram a maior luta de todos os tempos.

Por último, temos o confronto existente no atual cenário político-nacional. Tenho dificuldades em reconhecer alguém que esteja do nosso lado. Qualquer pessoa de bom senso suspeita ou tem certeza que são todos farinha do mesmo saco. O constante surgimento de escândalos tem feito do Senado o melhor exemplo disparado da sem vergonhice da política brasileira. Quando eu vejo Collor defendendoSarney e apoiando Lula, imagino que alguma coisa está errada. E não para por aí, a gente sabe. De qualquer forma, realmente temos diversos exemplos gritantes de incoerência e falta de ética. Aqueles que um dia falaram sobre um governo diferente seguem a risca os requintes da pilantragem. Tanto que até militantes ferrenhos, aqueles com foto do Lula na parede, estão sendo afetados por cortes salariais injustos e são obrigados a pensar: "logo no Governo Lula". A diferença é o populismo. Mas não é o suficiente para maquiar a verdade quando temos uma Petrobrás patrocinando um congresso da UNE ou uma trupe (me recuso a chamar de tropa) governamental para garantir a permanência de um Coronelismo. Não defendo nenhum lado, porque a conclusão é simples: todos eles estão contra nós!!!

Para fechar, recomendo uma visita ao MUCO - Museu da Corrupção:
http://www.dcomercio.com.br/muco/
Não deixe de comer uma pizza e e visitar a agência de viagens!

(10/08/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário