sábado, 26 de dezembro de 2009

País Sem Vergonha & Heróis do Cotidiano

Caros leitores de hipertexto, a vida corrida e alguns acontecimentos recentes tornam algumas constatações realmente incômodas.

O assassinato de um coordenador do Afroreggae é algo gritante. Morto reagindo a um assalto, agonizou na frente de uma patrulha da PM que se omitiu ao ocorrido. Mais que isso, a polícia aborda os assaltantes e saqueia os pertences da vítima, liberando os meliantes em seguida. Tudo flagrado pelas cameras de segurança. A justiça será feita?


No Maranhão, o Chapadinha (hein?) tomou de 11 a 0 do Viana, e o mesmo subiu para a primeira divisão desbancando o tradicional Moto. Na maior cara lavada, o zagueiro do Chapadinha fala que não dava pra enxergar a bola. O Presidente da Federação Maranhense de Futebol esclarece que isso é descabido, que dava para enxergar e o caô não colou.

Aí eu penso no PM que rouba o ladrão. Reflito sobre o time da segunda divisão maranhanse que entrega o jogo por 2 mariola... Me surge uma indagação: onde estão nossos heróis em meio a tudo isso?


Não sou a favor de reação em qualquer abordagem criminosa que seja, mas quando eu vejo um daqueles casos extraordinários de olé, fico realmente admirado. O trabalhador oprimido tem a missão de sacar 4 mil reais da empresa no banco. Algum funcionário ou observador "dá o serviço" para o assaltante de stand by, esperando uma presa como essa. O rapaz sai da agência e é abordado pelo criminoso. Naquele segundo, o sujeito é outro. Não é um ser pensante. Trata-se de alguém que reage instintiva e reflexivamente ao momento. Nesse caso, de forma imprudente, nosso herói se afasta do assaltante, mesmo sob ameaça de tiro, pula alguns muros e segue seu caminho. O assaltante segue em preseguição de moto mas não o alcança. Um verdadeiro Ninja Jiraya...

Embora não tenha nada a ver com os casos relatados, coiscidentemente acabo de rever a sequência do "Perfume de Mulher". No filme, o Al Pacino faz papel de ceguinho-maroto, dá uma uma aula de sagacidade e tira onda no tango:
http://www.youtube.com/watch?v=AhJ8tO8bf3A

Sinto raiva do Chapadinha e da PM carioca inescrupulosa... Mas lembro do Ninja e do Al Pacino. Esses exemplos que nos motivam a seguir em frente e acreditar em um mundo melhor.

(22/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário