sábado, 26 de dezembro de 2009

Sátira do South Park, Diplomacias e Um Presente Para Obama

Caros leitores de hipertexto, realmente considero que a semana passada foi bastante curiosa no cenário político internacional. Lula aparecendo no South Park? Chavez presenteando Obama?

Primeiramente a intenção não era me aprofundar sobre tais temas, apenas considerei propício pontuar tais acontecimentos. Todavia, com desenvolvimento das ideias, os fatos se tornaram ilustrativos. Afinal, é sempre divertido rir dos presidentes fanfarrões, seja das pérolas de Inácio ou das extrepolias de Chavez. Sem contar que daqui a uns 2 anos, alguém - que na atualidade provavelmente ainda desconhece o blog - estará na internet de bobeira e por algum motivo vai chegar nesse post. Nesse momento futuro, o post finalmente terá cumprindo sua missão e o desconhecido se sentirá contemplado. Pois bem, vamos a pauta.
O ponto de partida está baseado em algumas considerações sobre o nosso presidente. É notório que não podemos levar a sério qualquer coisa que ele diz nos discursos (- quem esqueceu da marolinha?). Eu alterno irritabilidade ou achar graça do no sense corriqueiro. Todo mundo conhece o talento de Luiz Inácio para soltar pérolas, mas vale lembrar que não era diferente com o FHC. Deve ser mal de fantoche, defeito de fábrica ou, sei lá, apenas um péssimo hábito de muitas vezes não pensar antes de falar.

Por conseguinte, apesar de todas as minhas divergências com o governo do mesmo, existem pontos inquestionáveis. O carisma do presidente é facilmente explicado pela eficiente construção de imagem , feita em cima da condição de trabalhador operário que emergiu na política. Veja bem, não podemos esquecer que foi um trabalho árduo até acertarem na publicidade de Lula. Mas depois que engatou os resultados foram gradativos. Depois de muitas tentativas, A primeira vitória. 4 anos depois a sua reeleição. E atualmente, os inacreditáveis: mais de 80% de aprovação (não me canso de perguntar: como pode???). Devido a diversas ações diplomáticas muito bem sucedidas, a imagem do presidente ganhou enorme aceitação em nível mundial. Virou uma figura caricata, e um bom exemplo foi parar na chacota dos líderes mundiais em um desenho americano. Das greves sindicais a sátira do South Park foi realmente um caminho longo.

E o Chavez? É mesmo invocado o sujeito. Mudou o presidente dos Estados Unidos, e mudou sua postura. Menos agressivo e utilizando de mecanismos mais inteligentes como o deboche. Não me cabe julgar a sua atuação como presidente da Venezuela. Algumas coisas são óbvias: Num passado recente o governo norte-americano - por trás das cortinas - organizou um golpe de Estado que não obteve êxito, o povo ficou ao lado de seu comandante. A sua oposição cresce cada vez mais e Hugo Chavez faz de tudo para flexibilizar a constituição - em atitudes ditadoriais claras de quem não quer abrir mão do poder de jeito maneira.

Semana passada, Chavez bateu de frente com Obama e o inesperado aconteceu. Chavez presenteia o norte-americano com o livro "As veias abertas da América Latina" do Galeano. Sensacional (Mesmo sabendo que infelizmente a obra não vai ser lida, e deve ter ganho morada na primeira lixeira que apareceu pelo caminho). Eu queria entender o que fez ele adquirir essa postura. Será que o presidente da Venezuela analisa a repercussão midiática de seus gestos? Teria alguém agindo na construção da imagem de 'Chavez paz e amor' assim como foi feito com Lula? claro que não, é apenas mais um Chefe de Estado com tendências para um lado fanfarrão.

Se foram fatos irrelevantes tenho minhas dúvidas, mas mereciam um registro. Pra fechar - mesmo sabendo que o nosso contador é sequelado e não soube distinguir muitos cliques efetuados pelos próprios André Kaizen e Vlad Pontes, aproveito e deixo aqui uma menção e um agradecimento aos leitores anônimos pelas 20 mil visitas, marca significativa. Obrigado.

(22/04/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário